domingo, 21 de setembro de 2014

Pouca verba, mas muita criatividade no 20 de setembro

           Prejudicado pelo cancelamento de grandes investidores dos festejos farroupilhas de Porto Alegre, a comissão organizadora cancelou o desfile temático e a construção dos carros usados pelos grupos que ensaiam o ano inteiro para mostrar o tema dos festejos na avenida.
             Cientes do cancelamento dos elementos que dão destaque para o espetáculo, as entidades resolveram dar continuidade ao desfile, mas na manhã de sábado, dia 20, como era antes de 2003, junto com o desfile tradicional.
 Cedo, foi feita a revista da tropa, como de costume, dando inicio ao desfile cívico militar. Depois começaram a entrar as invernadas representando o tema - Eu sou do Sul - que durou em torno de uma hora.
          A criatividade dos coreógrafos, limitados pelos recursos existentes, deu um novo brilho, ao que já parecia sem chance de continuar. Entusiasmados, mostraram os povos que formaram o gaúcho, as lutas de fronteiras, os símbolos, tudo que nos faz ter orgulho de sermos gaúchos e de ser do sul.
           As duas grandes paixões do Rio grande do Sul, Inter e Grêmio, estiveram representados na avenida.
           Com transmissão ao vivo, permanente pela internet, da TV Tradição, mostrando o orgulho de ser do sul para o mundo inteiro assistir, foi mostrado até mesmo um churrasco, preparado no decorrer da avenida, sendo ofertado pelos assadores.
            Um colorido especial mostrava nossas pilchas, nossa história, estatuas mostravam o resgate iconográfico de nosso estado.
                Grafite, para mostrar o orgulho de ser do sul.
           Laçadores, esquiladores, poetas, trovadores, todo tipo de artistas regionais na avenida mostrando o que o Rio Grande tem de melhor para se orgulhar de sua historia.
           Frase do compositor Elton Saldanha mostra a identificação do homem gaúcho com seu cavalo: "O homem e o cavalo, o rastro é uma só"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário