quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Parabéns aos jovens tradicionalistas

              O Jovem Tradicionalista é mais que o futuro, ele se destaca por fazer existir o presente do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

                   Hoje, 5 de setembro, comemoramos anualmente o dia do Jovem Tradicionalista, dia daqueles que lutam e defendem de peito aberto as riquezas do povo heroico e bravo deste Rio Grande. Este dia é comemorado desde o 36° Congresso Tradicionalista Gaúcho, ocorrido no ano de 1991, na cidade de Júlio de Castilhos, no CTG de mesmo nome, onde o jovem Luis Henrique, do CTG Tiarayú, levou a frente a proposição para criação de tal data comemorativa relembrando os fatos de 47. 

                 O Jovem Tradicionalista exerce importante papel na manutenção do Movimento, estando ativamente presente nos rumos traçados em torno do tradicionalismo. Hoje, o jovem é papel fundamental para um movimento cada vez mais forte e aguerrido, pois, está mantendo viva a chama acesa pelos primeiros jovens que levavam a frente seus ideais no ano de 1947. 

                    A data de 5 de setembro de tal ano é marco nos primórdios do Movimento Tradicionalista Organizado. Isto porque, nesta data, Porto Alegre fez homenagem aos restos mortais do herói farroupilha David Canabarro, os quais encontravam-se em Sant’Ana do Livramento e seriam traslados durante as atividades alusivas da semana da pátria em tal ano. João Carlos D’Avila Paixão Cortes, recebendo a proposta da Liga de Defesa Nacional e fazer guarda de honra de gaúchos tipicamente pichados e montados a cavalo para homenagem ao herói farroupilha, sai à procura de voluntários que, como ele, querem reviver a cultura do povo gaúcho que se encontrava visivelmente esquecida perante outras manifestações culturais. Assim, em 5 de setembro do ano de 1947, Paixão Cortes e mais sete companheiros montam a cavalo e saem ao longo da Avenida Farrapos até a praça da Alfândega em Porto Alegre. 

                  O grupo marcado na história, como após conhecido Grupo dos Oito, é considerado um dos pioneiros do Movimento. Foram jovens, de na época 19 e 20 anos, que ergueram a cabeça em um ato de coragem para desfilar na avenida da capital. Foram oito jovens bravos e de almas nobres que em defesa da tradição do homem a cavalo e da pilcha gaúcha, prestaram este ato em homenagem a David Canabarro, mais que isto, reacenderam a chama adormecida no espírito do povo sulino. 

                    Por isto hoje, em 5 de setembro, relembramos estes jovens e defendemos que os jovens do movimento atual comungam dos mesmos ideais na luta pela defesa da tradição rio-grandense e levam estampado no peito o orgulho e o amor por este chão, tentando sempre fazer cada vez mais pela história, cultura e identidade do povo Gaúcho.

Parabéns Jovem Tradicionalista, hoje é teu dia militante da tradição!

Grande Abraço,
Prendas e Peões do 
Rio Grande do Sul 2013/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário