sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Acendimento da Chama abre os Festejos Farroupilhas


Vanessa Kannenberg
vanessa.kannenberg@zerohora.com.br

A Chama Crioula que vai percorrer todo o Estado foi acesa às 16h45 desta sexta-feira em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. Em alusão ao título de Capital Nacional do Chimarrão, o acendimento do fogo que simboliza as tradições farroupilhas foi precedido de uma encenação sobre a lenda da erva-mate.

Um casal de índios, representando uma das versões para a origem do chimarrão, foi responsável por acender o fogo de forma tradicional, no chão. A cerimônia ocorreu na Praça da Matriz, ao lado do monumento dedicado ao acendimento deste ano, e contou com aproximadamente mil cavalarianos e um público de 3 mil pessoas.

Nesta sexta-feira à noite, a partir das 21h, a programação do evento inclui show com Marcello Caminha no Ginásio Poliesportivo. Veja programação completa abaixo.

A distribuição das centelhas de fogo para os representantes das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs) do Estado está prevista para este sábado, às 10h, no Parque Nacional do Chimarrão. São eles que espalharão, através de candeeiros, a chama crioula para todas as cidades gaúchas até o dia 20 de setembro. Representantes de CTGs de nove Estados também levarão um pouco do fogo simbólico para os gaúchos espalhados pelo Brasil.

A expectativa da comissão organizadora é que Venâncio Aires receba cerca de 10 mil pessoas durante todo o evento, que inclui, também, o lançamento oficial da Semana Farroupilha 2012 do Estado.


PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO:

7h   Recepção e credenciamento das delegações - Local: Parque Municipal do Chimarrão 
9h   Concentração das delegações em ordem para o recebimento da centelha - Local: Parque Municipal do Chimarrão 
9h45   Apresentações artísticas: A história do processo da erva-mate, finalizando com a dança da música "Roda, roda essa cuia" e Homenagem do Movimento Tradicionalista - Local: Palco Principal - Parque do Chimarrão 
10h   Cerimônia da distribuição da Chama - Distribuição da Chama para as delegações e de bandeiras da campanha "Laçando a Corrupção", pelo Ministério Público - Local: Palco Principal - Parque do Chimarrão 
12h   Almoço para autoridades - Local: Galpão Morada Velha - Parque do Chimarrão 
13h   Início do Seminário Estadual da Juventude Gaúcha - Local: Auditório - Parque do Chimarrão 
20h   Show de talentos regionais - Local: Ginásio Poliesportivo - Parque do Chimarrão

Fonte: ClicRBS/Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário