sábado, 21 de abril de 2012

O campeirismo gaúcho nos braços da juventude

Paixão Cortes e Barbosa Lessa não vislumbraram, com certeza, no que daria aquele movimento de resgate que o grupo dos oito realizou na decada de 40, e nas pesquisas que fizeram nas decadas seguintes. Nada daquele trabalho teria alguma relevância se a juventude do Rio Grande do Sul não desse continuidade ao que eles começaram.


Nestes 3 dias na cidade de Garibaldi vimos a arte de Paixão Cortes, a cultura e intelectualidade de Barbosa Lessa e o campeirismo de Cyro Dutra Ferreira nos jovens que disputam os 6 crachás estaduais. Mas acima de tudo isso ficará a aprendizado que eles tiveram durante a preparação. Os amigos que fizeram na trajetória. E as coisas boas que realizaram até chegar neste dia.


Os jornais da cidade falam sobre o substituto do Douglas, mas, muito mais do que isso, a continuação do Douglas, do Eduardo, do Marcelo Acker, do Felipe Toniazzo, do Lairton Santos, do Ernani Nunes, do Agnaldo Reis e de tantos outros que deixaram suas marcas.


Sexta feira foi a prova escrita, da cultura gaucha, de tarde a artística que envolveu o canto, a dança, a musica, a poesia,a trova. E a noite foi a despedida, dita por muitos presentes, inesquecível. Uma despedida pra lá de inteligente, cativante. E neste sábado foi pealo, tiro de laço,o emalar do poncho ou da capa, o  preparo do chimarrão, do churrasco, da trança, da tosa e da tosquia. Sem esquecer a prova de rédeas, que está encerrando o concurso. Todas estas provas para que, ao entrar do sol, e com a chegada da noite, reunidos no pavilhão da FENACHAMP, ao som do grupo Estirpe Campeira, seja dado o resultado do Entrevero. Quem serão os novos Peões e Guris do RS? Qual cidade sediará o 25º Entrevero? Fique atento. Estaremos transmitindo o resultado pela TV Tradição e publicando aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário