segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Erival Bertolini é reeleito presidente do MTG

Crédito da foto: Turki
O tradicionalista Erival Bertolini foi eleito, pela segunda vez consecutiva, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A eleição ocorreu no último final de semana, durante a realização do 59º Congresso Tradicionalista, no município de Pelotas. A chapa “Sempre MTG”, comandada pelo dirigente e única inscrita, recebeu 290 votos dos delegados das entidades filiadas à federação. Segundo a organização, entre os dias 6 e 8 de janeiro, cerca de duas mil pessoas participaram do evento, que teve como sede o ginásio do Parque do Trabalhador.


Para Bertolini, que assumiu o MTG em janeiro de 2011, a reeleição representa a aprovação dos tradicionalistas ao trabalho do último ano. “O coroamento deste trabalho se deve também à equipe que me acompanha e ao compromisso que assumimos em viabilizarmos a participação de mais tradicionalistas aos eventos do Movimento, o que só contribuiu para o enriquecimento do tradicionalismo”, afirmou o dirigente após a divulgação do resultado da Assembleia Geral Eletiva, na noite de sábado.


A posse do novo Conselho Diretor, bem como dos 30 coordenadores regionais, ocorreu na manhã de domingo. Também compõem a diretoria, que possui mandato de um ano, os vice-presidentes de Administração, Paulo Roberto Cavalheiro de Souza; de Eventos, José Gelso Miola; de Cultura, Marilane Pires Mendes; e Financeiro, Edison Debom. A próxima edição do Congresso será em Santa Maria, em janeiro de 2013.

Tema dos Festejos Farroupilhas e Acendimento da Chama Crioula

Além da eleição, o Congresso ficou marcado pelas diversas plenárias, que tiveram início na tarde de sexta-feira e contaram com apresentações e debates de proposições pertinentes ao tradicionalismo gaúcho organizado. Entre as propostas aprovadas pelos congressistas estão o tema dos Festejos Farroupilhas e a cidade-sede do Acendimento da Chama Crioula de 2012.

“Nossas riquezas”, proposto pela conselheira do MTG, Odila Paese Savaris, servirá como temário para maior festa popular do Rio Grande do Sul. Conforme a autora, o objetivo é destacar a fauna, a flora, a agricultura, a pecuária, a indústria e o comércio gaúcho em palestras, cursos, encontros, desfiles e demais iniciativas por todo o Estado.

Já o Acendimento da Chama Crioula, que ocorre tradicionalmente no mês de agosto, será em Venâncio Aires. Aprovado por unaminidade, o município do Vale do Rio Pardo foi o único candidato. “Não decepcionaremos o Rio Grande. Iremos ao encontro dos objetivos do MTG, que são repassar a história construída pelos nossos antepassados e servir de pilar para um futuro de realizações”, garantiu o prefeito Airton Artus. É a primeira vez que a Capital Nacional do Chimarrão recebe a incumbência de sediar o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário