sábado, 19 de novembro de 2011

Trabalho intenso na montagem da Mostra Folclórica do Enart

Pais e departamentos culturais se preparam na montagem da Mostra

Crédito da foto: Leize Gracieli
O trabalho na montagem dos estandes para a Mostra Folclórica do Enart começou cedo no Parque da Ocktoberfest, em Santa Cruz do Sul. As regiões tradicionalistas realizam a preparação até as 11h desta manhã. A abertura oficial da exposição está programada para as 12h.

Prendas e peões, acompanhados de familiares e departamentos culturais, se preparam para bem representar suas regiões. Em cada canto do palco C há movimentação intensa.

A integrante do Departamento Cultural da 9ª Região Tradicionalista (RT) Ana Lúcia da Luz Mazzardo, de Júlio de Castilhos, conta que a participação da coordenadoria regional é muito importante. “Apoiar a pesquisa que as prendas e peões desenvolveram é fundamental. São mais de três meses de entrevistas. Eles criam uma expectativa e estamos aqui para prestigiar e ajudar”. A 9ª RT contará com a participação de 25 pessoas oriundas de sete Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e apresenta como tema principal a história do festival Coxilha Nativista de Cruz Alta.

A mãe da 1ª Prenda Mirim da 23ª RT, Fernanda Reis, de Tramandaí, diz que há bastante tempo vem apoiando a filha. “Ajudamos com a locomoção e com pesquisas em livros porque ela só tem dez anos”. A prendinha Thiele Rodrigues dos Reis, juntamente com o grupo de prendas e peões, apresenta o resgate da Moenda da Canção Nativa, da Tafona e da Sesmaria.  
  
Conforme a Vice-Presidente de Cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Odila Paese Savaris, participam da Mostra Folclórica do Enart 28 Regiões Tradicionalistas.
           
Texto: Ana Paula Vieira Labres

Nenhum comentário:

Postar um comentário