sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Prendas do RS recebem hoje o troféu Mulher Gaúcha

A Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o IGTF e MTG e com apoio da Companhia Riograndense de Mineração - CRM, realiza hoje a  Conferência Temática de Mulheres Tradicionalistas - A Identidade da Mulher na Cultura Gaúcha, com o objetivo de discutir a participação das mulheres nos espaços de decisão, incluindo-se aí as instâncias administrativas do Tradicionalismo e dos CTG's.

Para fomentar o debate, palestrantes ligadas à cultura gaúcha e à construção da equidade de gênero estarão no Acampamento Farroupilha trazendo suas experiências e opiniões acerca do tema. A programação inclui ainda a entrega do Troféu Mulher Gaúcha, que pretende homenagear as mulheres que se destacam na defesa da cultura gaúcha e valorização da mulher nos espaços de decisão.

Para a secretária Márcia Santana, titular da SPM-RS, uma maior participação e visibilidade feminina poderia reduzir os índices de violência registrados em eventos como o Acampamento Farroupilha, além de permitir a construção da autonomia da mulher. Outro enfoque a ser trabalhado é o combate ao machismo e à precarização da situação de mulheres envolvidas com atividades tradicionalistas. "A divulgação da cultura gaúcha, e seu fortalecimento, passa pela participação efetiva da mulher nas decisões e eventos tradicionalistas", completou Márcia.

O Troféu Mulher Gaúcha, a ser entregue no evento, é um reconhecimento ao trabalho de mulheres que construíram e constroem a cultura gaúcha dia a dia. As homenageadas foram indicadas pelas entidades participantes, e receberão a obra confeccionada pela artista plástica Ana Simone Keiserman especialmente para o evento. Ao final da cerimônia, a cantora missioneira Nina França realizará uma apresentação artística aos presentes. Nina França foi premiada no festival RS Mulher em Canto 2009, com a música Mulher Missioneira.

A participação é aberta a homens e mulheres tradicionalistas, e o resultado das discussões será encaminhado à IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres - Enid Backes, que ocorre de 21 a 23 de outubro. O evento acontece no Galpão do IGTF, ao lado da Prefeitura do Acampamento Farroupilha.

Programação
14h - Abertura: Políticas para as Mulheres no Rio Grande do Sul - por Márcia Santana, Secretária de Estado de Políticas para as Mulheres - RS
14h20 - A presença da mulher na criação do Movimento Tradicionalista, por Nilza Lessa
14h40 - Aspectos antropológicos da atividade feminina, por Maria Eunice
15h - Liderança anônima da Mulher: o cotidiano dos CTG's, por Odila Savaris
15h20 - A mulher mudando a política, por Emília Fernandes
15h50 - O protagonismo das mulheres tradicionalistas no mundo do trabalho, por Giovanna Vargas 
16h10 - Enfrentamento à violência contra a mulher, por Yara Stochmanns
16h40 - Debates e encaminhamentos
17h - Entrega do Troféu Mulher Gaúcha e Coquetel de Encerramento
18h - Show de encerramento: Nina França

Nenhum comentário:

Postar um comentário