quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Acendimento da Chama Crioula marca abertura do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre

Cavalarianos conduzindo a centelha da Pira da Pátria e da Chama Crioula
Crédito das fotos: In.Comun Comunicação

O ato de retirada da centelha da Pira da Pátria, realizado há 64 anos por João Carlos Paixão, Cyro Dutra Ferreira e Fernando Machado Vieira, foi repetido no fim da tarde desta quarta-feira, 7 de setembro, pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, no encerramento da Semana da Pátria, no Parque Farroupilha. Até o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, a centelha foi conduzida por um grupo de cavalarianos da 1ª Região Tradicionalista.

A cerimônia de abertura do Acampamento Farroupilha, no coração de Porto Alegre, foi acompanhada por centenas de pessoas e diversas autoridades. Coube ao prefeito José Fortunati e ao homenageado do evento, o cantor e compositor Telmo de Lima Freitas, a tarefa de receber o fogo simbólico e a centelha da Chama Crioula acesa em Taquara, no dia 20 de agosto, e dar vida à pira que, a partir de agora, passa a ser vigiada por integrantes de piquetes e entidades no Galpão Central da Estância da Harmonia.

Em seu pronunciamento, Bertolini afirmou que os Festejos Farroupilhas servem como oportunidade de resgate da história do povo gaúcho. “É um momento único da nossa cultura que deve ser comemorado e cultuado”, enfatizou. Ele também destacou as melhorias realizadas no espaço. “O parque está drenado e com a colocação de britas nas vias de acesso, a circulação dos visitantes e dos acampados tornou-se possível”, disse o dirigente, que comanda a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas.

Estiveram presentes na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde; o presidente da Comissão Municipal dos Festejos, Vinícius Brum; o vice-presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Manoelito Carlos Savaris; o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Rodi Pedro Borghetti; o patrono dos Festejos, Alcy Cheuiche; a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Joelma Pauline Meotti; o Peão Farroupilha do Estado, Douglas Quadros da Silva; e demais autoridades civis e tradicionalistas.

As atividades no Acampamento seguem até o dia 20 de setembro. Além da programação organizada pela Comissão Municipal, os 372 piquetes acampados apresentarão projetos culturais, que serão avaliados por representantes da 1ª RT. 

Presidente Erival Bertolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário